terça-feira, 7 de julho de 2015

Queijo "Aquecendo seu Inverno" V edição

Aquecendo seu Inverno                     V edição
                                                    Queijo "Tipos de Queijos"

Alguém aí falou em Queijo? Hum...

Raramente encontramos pessoas que não gostem de queijo, mas essas raridades podem ter inúmeras razões como Intolerância a lactose (proteína do leite), a pessoa pode estar passando por um processo de dieta com restrição ao consumo de queijo, por exemplo, alergia ou realmente pode ser que a pessoa não goste de queijo simples assim! 

Se for o caso de Intolerância ao queijo, isso se deve geralmente por conta da lactose, pois existem pessoas com essa deficiência enzimática, que nada mais é que a dificuldade de digestão do açúcar do leite.

Mas a boa notícia é que ao longo dos tempos, o queijo evoluiu, e se tornou um produto de consumo de eleição com apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo. Esse alimento nada mais é do que um derivado do leite concentrado através da coagulação e da eliminação da parte líquida (soro).

Esses processos de coagulação e de eliminação do soro se convertem, assim, nas fases que caracterizam a produção de todas as variedades de queijo.

Hoje já é possível encontrar no mercado opções de queijo sem Glúten e lactose como os tipos muçarela, queijo prato, minas, coalho e queijo vegano que é à base de soja. Ou seja, para os intolerantes já existem opções que possibilitam o consumo de queijo.

Bem como a historia do queijo é muito antiga, não há qualquer evidência conclusiva indicando onde a produção de queijo teve origem, se foi na Europa, Ásia Central ou Oriente Médio, mas essa prática já havia se propagado na Europa antes mesmo dos romanos e de acordo com Plínio, o Velho, tinha se tornado um sofisticado empreendimento quando do início da formação do Império Romano.

Fato é que vários tipos são nossos conhecidos, e outros tipos nem tanto até mesmo por conta de seu valor de mercado, pois o queijo é considerado um alimento valioso de consumo.

Os Tipos de Queijos

Os mais tradicionais são:

Queijo Coalho, Cottage, Cream Cheese, Minas Frescal, Minas Padrão, Muçarela, Parmesão, Prato, Provolone, Requeijão e Ricota.

Os demais se classificam como Queijos de médio a raro consumo

Asiago, Azeitão, Blue, Brie, Bleu Vercors, Caciocavallo, Camembert, Cantal, Cheddar, Crottin de Chavignol, Edam, Emmental, Estepe, Feta, Fundidos, Gorgonzola, Gouda, Gruyére, Maasdam, Mascarpone, Morbier, Pecorino, Petit Suisse, Reino, Roquefort, Saint Paulin, Serpa e Tilsit.





Verdade seja dita! Que um bom queijo é uma delícia isso é fato né pessoal.

Mas cuidado para não abusar demais... Você sabia que uma porção de 30g de queijo contém em média 100 calorias, 180mg de cálcio e 8g de gordura, mas estes valores variam muito de queijo para queijo conforme seu tipo.





Em busca de Queijo pouco calórico?

O cottage é, por exemplo, um queijo de baixas calorias. As imitações de queijos sem colesterol são, em geral, feitas de soja ou tofu. Mesmo assim eles possuem alto teor de gordura e sódio.

Queijos frescos feitos com leite desnatado, como, por exemplo a ricota, têm baixo teor de gordura e poucas calorias. O queijo cremoso, que tem 90% de gordura, pode ser substituído por pastas de ricota.

Essa foi mais uma postagem da nossa edição de inverno, espero que vocês estejam curtindo essas edições. Uma boa semana a todos, um grande abraço, até a próxima edição, mas antes fique com dicas de arrasar para montar uma bela tábua de queijos.


Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário